Consulta Pública

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2024 -2028) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está disponível para consulta pública. A etapa de consulta acontece de 22 de setembro a 02 de outubro de 2023 09 de outubro de 2023. Nesse período, estudantes, servidores e membros da comunidade externa poderão conhecer os documentos elaborados e contribuir com análises e sugestões de ajustes. 

Os capítulos: Perfil Institucional; Planejamento Estratégico; Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas; Planejamento da Infraestrutura; Organização e Gestão de Pessoal; e Capacidade e Sustentabilidade Financeira estão disponíveis para leitura, avaliação e apontamentos. 

Qual a importância de contribuir?

Os interessados em colaborar devem preencher o formulário eletrônico. As sugestões são fundamentais, já que esse é o momento em que a comunidade do IFRS poderá auxiliar na construção de políticas e ações que serão implementadas pela instituição no período de 2024-2028. 

Como contribuir?

Para contribuir é necessário preencher adequadamente o Formulário, observando as seguintes instruções:

  • Preencha todos os campos do Formulário e envie seus comentários durante o período em que a Consulta Pública estiver aberta ao recebimento de contribuições.
  • As contribuições recebidas fora do prazo, ou que não forem enviadas por meio deste Formulário, não serão consideradas para efeito de elaboração do texto final do PDI.
  • A insuficiência ou imprecisão das informações prestadas neste Formulário poderá prejudicar a sua utilização.
  • As contribuições recebidas não serão objeto de resposta, ficando arquivadas para uso interno.

A sua participação é muito importante para a transparência do processo decisório junto à comunidade do IFRS e auxiliará a instituição na elaboração do texto final do PDI proposto.

Para participar da Consulta Pública, acesse o formulário: https://forms.gle/BDWjhxU3Ggm4tysGA

Em caso de dúvidas, envie e-mail para [email protected].

Documentos disponíveis para Consulta:
O que acontece depois da consulta?

Após o encerramento do prazo dessa etapa, uma comissão realizará a análise dos pontos indicados,  fará o fechamento e encaminhamento do documento para debate e aprovação no  Conselho Superior (Consup) do IFRS.

Encaminhamentos da Consulta Pública

Após o encerramento da Consulta Pública, as contribuições foram compiladas e as comissões emitiram seus pareceres neste documento. As alterações foram aplicadas nos capítulos do PDI a serem encaminhados ao Consup.

Sobre o PDI:

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) identifica e orienta os próximos passos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). É a partir das definições do PDI que o IFRS vai atuar para cumprir a sua missão e atingir seus objetivos. Além disso, o Plano é obrigatório por lei e uma importante ferramenta de gestão.

Devido ao impacto do contexto da pandemia de Covid-19 nas ações propostas no PDI 2019-2023, o Consup aprovou a prorrogação do documento com a revisão de cinco capítulos: Perfil Institucional; Cronograma de Oferta de Cursos e Vagas; Infraestrutura; Organização; e Gestão de Pessoal e Capacidade e Sustentabilidade Financeira. Haverá revisão também dos indicadores e a definição de metas institucionais. 

A Consulta Pública tem a finalidade de receber contribuições de servidores e discentes do IFRS e da sociedade organizada para subsidiar a tomada de decisão sobre os capítulos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2024-2028.

Compartilhe